Quem sou eu

Minha foto
Grupo Assitencial à Gestante Precoce. Olá, somos da ong GAGEP, temos como objetivo a realização de projetos voltados para gestantes precoces. Ao longo deste ano iremos postar boletins informativos médicos e vários tipos de orientações, entre outras atividades. Nossa ong foi criada por nós, um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio.Não somos apoio de nenhuma Ong,mas nos inspiramos em uma instituição real de Minas Gerais chamada AMIRH visite tambem seu site www.amirh.com.br

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Banho de Balde para os pequeninos

Muitos especialistas gostariam de saber por que os bebês choram tanto quando tomam banho, já que os pequeninos até pouco tempo viviam em um ambiente aquático dentro do útero. O ambiente do útero é tranquilo, aquoso e escuro. Uma forma bem simples pode reproduzir um pouco daquela fase aconchegante do bebê dentro da barriga: o banho de balde.

No balde, a criança fica numa posição bem parecida com a que ficava no útero da mamãe. Perninhas e bracinhos encolhidos, mas presos, como numa banheira comum. A água permanece por mais tempo quentinha e o pequeno pode ficar submerso do pescoço para baixo. Assim, o bebê fica mais tranquilo e até dorme durante o banho.

O banho de balde é indicado para bebês que acabaram de sair da maternidade. São mais seguros principalmente quando os bebês começam a ficar em pé, tendo menor risco de escorregarem e se afogarem. As mamães podem continuar com o banho de balde do seu bebê até quando desejarem ou até a idade que for confortável para mãe e bebê.

Há algumas dúvidas sobre qual balde usar: balde comum ou um específico para o banho de bebês. Alguns acham que o específico é só um apelo à marca. Outros especialistas dizem que o balde específico para o banho de bebês tem uma segurança maior, já não há risco de corte, evitando que o balde derrape, pois há um melhor centro de gravidade. Além disso, um balde de marca específica pode não liberar substâncias tóxicas que prejudiquem o bebê como um balde comum.

Facilitando a vida da mamãe - Quando discutimos a atenção humanizada, falamos em ter um olhar completo, em que a gestante é vista não somente como uma barriga, mas como um ser humano que carrega outro ser humano.

Para o parto é a mesma situação. O parto deve ser realizado da maneira mais natural possível, seja a hora que for, mesmo que aos fins de semana. Se o bebê e as condições não permitirem, a solução um parto cesárea.

E ao chegar com esse olhar completo aos bebês temos o tão conhecido Método Mãe Canguru, passando pelo sling (aquela “rede” onde passeamos com o bebê junto ao corpo) e chegamos ao banho de balde.

Dicas

Consulte o pediatra e obtenha mais dicas para oferecer um banho de balde bem relaxante para o seu bebê.

Faça a higienização do bebê (como limpar o bumbum sujo de coco) antes de colocá-lo no balde.

O banho relaxa o bebê e pode fazê-lo dormir horas seguidas.

Um comentário:

  1. Muito bom saber, agora vou fazer direto com meu filhinho. HAHAHA, estao de parabens, beijos.
    Ana

    ResponderExcluir