Quem sou eu

Minha foto
Grupo Assitencial à Gestante Precoce. Olá, somos da ong GAGEP, temos como objetivo a realização de projetos voltados para gestantes precoces. Ao longo deste ano iremos postar boletins informativos médicos e vários tipos de orientações, entre outras atividades. Nossa ong foi criada por nós, um grupo de alunos do 2º ano do ensino médio.Não somos apoio de nenhuma Ong,mas nos inspiramos em uma instituição real de Minas Gerais chamada AMIRH visite tambem seu site www.amirh.com.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Grávida X Educação

Dentre as várias dificuldades geradas pela gravidez na adolescência, o abandono escolar é uma das mais difíceis de ser contornada. Normalmente, as meninas deixam definitivamente de estudar e se tornam dependentes de outras pessoas, além de não construir garantias para seu futuro ou de seus filhos. Existem mais leis de proteção a grávidas do que imaginamos;

Não deixe de conhecê-las. Mesmo que você não seja uma, pode ajudar alguém que conhece.Se a gestante quiser, pode optar por realizar as tarefas escolares em casa no último mês de gravidez .
Isso porque, segundo a lei 6.202, de 17 de abril de 1975, a partir do oitavo mês de gestação e durante três meses, a estudante grávida pode ficar sobre regime de exercícios domiciliares. Isso significa que a escola não pode obrigá-la a freqüentar as aulas. Para ter esse direito, o início e o fim do período em que é permitido o afastamento serão determinados por atestado médico a ser apresentado à direção da escola. Em casos excepcionais, devidamente comprovados mediante atestado médico, poderá ser aumentado o período de repouso, antes e depois do parto. Mais de qualquer jeito a gravida deve, e tem a obrigação de acompanhar e se esforçar na educação.Em qualquer situação, é assegurado às estudantes em estado de gravidez o direito à prestação dos exames finais. Ao ser protegida pela lei, a futura mamãe pode ficar ainda mais tranqüila para estudar.
Anote aí, mamãe. Confira as dicas de especialistas para as mamães estudantes:

  • Para lidar com a ansiedade, a gestante que estuda precisa eleger prioridades para definir suas ações no dia-a-dia.
  • É recomendado pedir ajuda aos colegas, tentar ver o melhor horário para poder estudar e preparar-se adequadamente.
  • Faça o melhor que puder nos exames acadêmicos, sem esperar tratamento diferenciado dos professores.
  • Na hora de estudar, a gestante deve evitar períodos muito prolongados na mesma posição.
  • Nas aulas, a mamãe grávida precisa apoiar as costas todas enquanto estiver sentada. Uma idéia é levar uma almofada plana e comprida. Já os pés precisam estar apoiados de modo que tornozelos, joelhos e quadril formem ângulos retos. Elevar os pés com um apoio, mantendo as pernas esticadas, pode ser confortável.
  • A mamãe precisa, de tempos em tempos, levantar-se, espreguiçar-se, fazer movimentos circulares com os tornozelos alternadamente e caminhar um pouco a cada hora.
  • Evite carregar muitos livros e mochilas pesadas. Leve o mínimo possível para o local de estudo. Utilize roupas confortáveis e calçados macios. Se for possível, meias elásticas de suave compressão são bem confortáveis.
  • Para os estudos em casa, a gestante pode utilizar a posição deitada sobre o lado esquerdo, com almofadas entre as pernas.
  • Em qualquer atividade prolongada, como é o caso de horas de estudos, a grande recomendação é de que se respeite as sensações de cansaço e dores do corpo e procure, sempre com recomendação médica prévia, ter um equilíbrio entre repouso, estudo e atividade física, como a natação e as caminhadas.

Um comentário:

  1. Oi pessoal!!!Passei para dizer oi!!Para ver as atualizações!!!!Um abraço!!Isabel

    ResponderExcluir